TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Durante a unidade I, realizamos várias atividades com as quais discutimos sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação - TIC na sala de aula. Para isso contamos com diversos recursos como vídeos, entrevistas, participação em fóruns além do texto do guia do cursista.
1.1 Reflexões Iniciais acerca dos desafios da escola na sociedade atual.
Dentre os textos lidos o que chamou mais a atenção foi o texto A Sociedade e o Desafio de Converter Informações em Conhecimento de Juan Ignacio Pozo. Nele explica o papel da escola em formar cidadãos para uma
sociedade aberta e democrática, para isso requer dotá-los de capacidades de
aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente
a informação que recebem, para que possam converter essa informação que flui de
maneira caótica em muitos espaços sociais em conhecimento verdadeiro.
Vivemos em uma sociedade da
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender.
aprendizagem, na qual aprender
constitui uma exigência social
crescente que conduz a um paradoxo:
cada vez se aprende mais e cada vez
se fracassa mais na tentativa de aprender.
Leia este artigo que está disponível em:
1.2 Quem sou como professor e aprendiz – identidade do professor.
Ser
professor é está antenado, sinalizador de possibilidades, pesquisador continuo que tem visão além do seu
tempo, não sendo simétrico com a modernidade, mas caminha paralelamente a
ela, buscando novas experiências aliada as novas transformação. acesse:http://www.eca.usp.br/prof/moran/desafios.htm
1.3 Professor Ladislau comenta o tema dando explicações, assim como exemplos acerca dessas tecnologinas. Observando a colocaçao do professor ei de concordar com o mesmo, pois, o mundo vem sofrendo uma corrida tecnológica brusca,
exemplo disso, a globalização das mídias e tecnologias da comunicação e
informação, são inúmeras formas e equipamentos utilizados na comunicação, onde
o alvo o ser social que se relaciona e interage com o meio vem sendo
bombardeado por milhares de informações todos os dias. Essa gama de
informações, recurso e equipamentos está disponível a toda pessoa, mas o grande
problema hoje é como vem sendo utilizados esse recursos, e como é digerida essa
grande quantidade de informação por seus usuários. Essa problemática vem sendo
um desafio para a escola hoje, que vem saindo ao longo dos anos de um ensino
tradicional para um ensino novista e atual, nessa visão a escola assume o papel
de mediadora do na construção de conhecimentos, auxiliando o aluno no acesso e
organização das informações adquiridas e ajudando-o a transforma - la em
aprendizagem. No contexto informação, aprendizagem e conhecimento o professor
acarreta grande responsabilidade e assume novos desafios para acompanhar as
transformações desse sistema, em decorrência disso, o docente que tem
compromisso torna-se peça fundamental nesse processo, buscando inovações,
processando ideias e filtrando informações para direcionar o discente na
interação e busca das informações usando as tecnologias como auxilio da sua
formação.
assista o video acesse> www.youtube.com/watch?v=szNSCklQnWY
1.4 Um pouco da História das tecnologias na escola.
1.5 Mapa Conceitual conheça como fica fácil trabalhar
usando mapa conceitual, você organiza de maneira simples suas ideias dando sequencia
aos argumentos. Aprenda como fazer acessando o link:
Exemplo:
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://labspace.open.ac.uk/file.php/3315/juliana_1.JPG&imgrefurl=http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php%3Fid%3D365568&usg=__FkF97X2Dw6VZh6vVuWlAIPgs_Yk=&h=1785&w=2128&sz=246&hl=pt-BR&start=30&sig2=hWKPEdVbM7PVd6Dd_pVkvQ&zoom=1&tbnid=xnepGWKiLgwiwM:&tbnh=126&tbnw=150&ei=lz7jT6nIOMnr0gGT8qH_Aw&itbs=1
1.6 Webquest é um recursso pedagógico estruturado, que usa a Web como principal fonte de informações. Exige interação e colaboração dos participantes para a realização do trabalho. ” Essa atividade de aprendizagem aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O mesmo
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
no link explica passo a passo... http://webquest.sp.senac.br/textos/como
1.6 Webquest é um recursso pedagógico estruturado, que usa a Web como principal fonte de informações. Exige interação e colaboração dos participantes para a realização do trabalho. ” Essa atividade de aprendizagem aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O mesmo
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."Como elaborar Webquest?
no link explica passo a passo... http://webquest.sp.senac.br/textos/como
Nenhum comentário:
Postar um comentário